terça-feira, outubro 04, 2005

a barriga da mana.

“ O início do segundo trimestre assinala uma mudança nas prioridades do feto, de um rápido desenvolvimento a um rápido crescimento. Durante o 4º mes, o feto quase duplica de largura, enquanto o seu peso quadruplica.
(...) Até agora o fecto manteve-se enrolado, a sua desproporcional cabeça debruçada sobre o seu peito. Indicando uma existência vertical, o corpo começa subitamente a alongar-se, ao mesmo tempo que a sua cabeça se torna relativamente mais pequena. Para manter a cabeça direita, os músculos do pescoço e das costas desenvolvem-se, enquanto os ossso da espinha, caixa torácica e ombros se juntam e endurecem. As pernas crescem rapidamente, embora o mesmo não se dê com o torso e os braços.
Embora a cabeça se torne menos proeminente, a superfície da testa – à frente do cerebrum, lugar do intelecto, controlo motor e memória – enche-se de vincos e rugas. As zonas do cérebro que controlam as emoções, fome, impulsos sexuais, equilíbrio e outros impulsos básicos emergem, mas permanecem menos desenvolvidas.
(...) A pele é fina, solta e rugosa, no entanto nas pontas do dedos das mãos e dos pés evidentes curvas e rugas aparecem. Nao há dois indivíduos, mesmo gémeos idênticos, que partilhem um mesmo padrão. ”

....



neste momento, na barriga da minha mana, o bébé (já) deve estar mais ou menos assim...
























...

:''''o)))))))

...

4 comentários:

InêsN disse...

fiquei sem palavras...
:'o)
love u!!!

Anónimo disse...

e eu já vi a barriga da mana - indé piquinininha!!!!! :)
bjocas - Vona

Anónimo disse...

Ah mas que coisa tão linda!!!! Até me dá saudadinhas (mas pelo sim pelo não o pai do santo continua a dormir na sala!)!!!! Jocas grandes prima

Anónimo disse...

Até dá vontade de ouvir Massive Attack... (-:

Mischa.